Verificação 3D Secure durante um pagamento online

Atualizado 23/12/21 de Clifford Christophe

Os pagamentos online não exigem o PIN do teu cartão, tornando-os mais suscetíveis a fraudes do que a maioria dos outros pagamentos.

Felizmente, o processo 3D Secure existe para combater esse risco permitindo que te identifiques. Pode ser feito de duas formas:

  1. Através de um código único enviado por SMS
  2. Diretamente a partir da aplicação do banco. 

A Lydia escolheu a segunda opção por ser mais conveniente e segura.

3D Secure com cartões Lydia ou cartões internet 

O 3D Secure pode ser ativado em qualquer tipo de cartão Lydia. Antes de prosseguir com um pagamento online que apresente risco potencial de fraude, o comerciante, ou diretamente a Lydia, podem redirecionar-te para a verificação 3D Secure.

Nesse caso, o site do comerciante avisa-te para abrires a aplicação Lydia para validares o pagamento. Tens duas formas de validar:

  1. Através de uma notificação push que recebes no teu telemóvel. Basta clicares na notificação e serás encaminhado para a confirmação na aplicação Lydia.
  2. Como alternativa, podes abrir directamente a aplicação Lydia para aceder à confirmação.

Podes então:

Se a opção ‘cartão bloqueado’ estiver ativa , serás avisado. A confirmação do pagamento irá desbloqueá-lo temporariamente enquanto o pagamento está a ser efetuado e, de seguida, será bloqueado novamente.

Tens 3 tentativas para te identificares ao confirmar o pagamento. Se errares o código PIN 3 vezes, o pagamento será cancelado.

O pagamento será iniciado pelo comerciante imediatamente após a confirmação. Pode, portanto, ser recusado, por vários motivos (saldo insuficiente, pagamento online desativado, etc.)

Para maior segurança em pagamentos online, podes usar cartões internet de uso único, que são automaticamente destruídos após o pagamento.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)