Podes ver a tua lista de IBAN’s na aplicação. É arriscado?

Atualizado 8/4/22 de Clifford Christophe

A aplicação da Lydia contém os IBAN's guardados, para ajudar o utilizador a localizá-los facilmente e a fazer transferências para essas contas. Esses IBAN's estão completamente ocultos na aplicação.

Podes encontrá-los da seguinte forma:

  1. No terceiro separador, "Perfil"
  2. Clica em "Contas bancárias"
  3. Poderás visualizar os IBAN's que já estão adicionados ou adicionar mais clicando em "Adicionar uma conta"

Para que é usado um IBAN? 🤔

Um IBAN permite que o dinheiro de uma conta Lydia seja transferido para uma conta bancária.

Um IBAN não é uma nota nem um cheque, não permite o pagamento num estabelecimento. Um IBAN está sempre vinculado a uma conta bancária, na qual permite que duas coisas sejam feitas:

  • enviar dinheiro para a conta;
  • retirar dinheiro da conta.

O débito direto de uma conta bancária com IBAN só pode ser efectuado por organizações autorizadas a efetuar débitos diretos SEPA (Single Euro Payment Area).

Se perderes um IBAN na rua, ninguém poderá utilizá-lo para levantar dinheiro de uma conta bancária, pois isso requer autorização prévia.

Fraude inexistente

Para que um autor de fraude possa tirar partido de um IBAN, este deverá forjar uma ordem de pagamento interbancária (TIP), para que tenha o direito de retirar dinheiro da conta associada a um IBAN. Tal adulteração é praticamente impossível, e mesmo que ocorra, o utilizador tem 13 meses para contestar a cobrança. A lei também exige que um banco reembolse o utilizador em caso de fraude.

👉 A Lydia também fornece um IBAN, que permite receber dinheiro diretamente na app. Para obter mais informações, clica aqui.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)