Atualizado 23/12/21 de Clifford Christophe

O cartão Lydia é um cartão com autorização sistemática, ou seja, para verificar se tens dinheiro suficiente na tua conta Lydia utilizada como forma de pagamento antes de cada compra.

Em casos muito específicos, o saldo Lydia pode ficar negativo após o uso de um cartão Lydia.

Ter um saldo negativo na Lydia não é permitido. Caso tal aconteça, deves efectuar um carregamento o mais rapidamente possível para cumprir as condições gerais de utilização (artigo 8º) da aplicação.

Casos em que o saldo Lydia pode ser negativo:

  1. Ao pagar num local onde a rede de internet é fraca ou inexistente, como por exemplo, num avião. As companhias aéreas podem demorar algum tempo a comunicar as transações feitas por um passageiro. Durante esse período, podes continuar a gastar o saldo e, na altura em que a transação realizada no avião for cobrada, podes ter saldo insuficiente. A transação atrasada resultará, portanto, em saldo negativo.
  2. Quando o valor confirmado for superior ao inicialmente autorizado. Pode acontecer, por exemplo, durante viagens ao exterior, devido às taxas de câmbio. Se a taxa aumenta entre o momento em que a transação é feita e quando ela é confirmada (o que às vezes pode levar alguns dias), pode haver novamente um valor diferente que pode levar a um saldo negativo.
  3. Durante várias compras sucessivas, se um dos terminais de pagamento não devolver a validação da transação a tempo. O pagamento vai para o comerciante, mas, se ocorrer um incidente técnico entre o terminal de pagamento e a Lydia, a validação da transação (e, portanto, o débito) pode ser atrasada por alguns minutos. Se o utilizador fizer outras compras nesse período, o saldo pode ser insuficiente no momento em que a transação atrasada é debitada. O saldo ficará negativo.
  4. No caso de um comerciante demorar para uma resposta positiva (ou negativa) à transação, poderás ser creditado com o valor da compra pela Lydia para não bloquear os fundos por muito tempo (máximo de 10 dias). Quando o comerciante finalmente corrigir a situação indicando que o pagamento deve ser honrado (autorizando a Lydia a debitar o utilizador pelo bem ou serviço que foi adquirido) e se nesse período o dinheiro continuou a ser gasto, o saldo pode ficar negativo.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)