Atualizado 6/9/22 de Melchior Duc

A Lydia permite que acompanhes todas as transações de todas as contas através de notificações, recibos e um histórico de transações completo.

Histórico de transações

Na Lydia, existem dois tipos de histórico de transações:

  • O histórico agregado, que mostra cronologicamente todas as operações das quais a Lydia tem conhecimento (contas Lydia, mas também contas bancárias agregadas à app). Este histórico é exibido no primeiro separador da aplicação;
  • O histórico de cada conta, que apresenta cronologicamente todas as transações de crédito ou débito. Este histórico é exibido ao carregar em cada conta.

Por que usar o histórico de transações Lydia?

Ao contrário dos extratos bancários, o histórico de transações da Lydia é intuitivo e ilimitado. Uma simples pesquisa permite encontrar qualquer transação feita no passado.

Podes encontrar mais informações sobre uma transação (como data, hora e local preciso da transação) clicando nas transações no seu histórico.

Tipos de transações 💸

Uma transação é composta por um nome (um contacto, uma empresa ou um banco), um logotipo ou uma imagem, um motivo e um valor. Os ícones e símbolos usados ​​indicam diferentes tipos de transações.

Aqui estão alguns exemplos:

Status das transações ✔️

Uma transação na Lydia pode ter dois status: “transação a ser processada” e “transação validada”.

Transação a ser processada:

Quando o valor aparece a cinzento claro, significa que a transação está a ser processada.

Pode acontecer por vários motivos:

  • Pagamentos através da conta Lydia para utilizadores sem uma conta da Lydia. O destinatário terá 7 dias para retirar o dinheiro. Assim que o prazo terminar, o dinheiro voltará para a tua conta Lydia.
  • As transferências feitas de uma conta bancária para uma conta Lydia estão sujeitas aos tempos de transferência do sistema bancário, ou seja, 1 a 3 dias úteis para cada transferência. O destinatário da transferência receberá o valor no final deste período.
  • Os pagamentos com o cartão Lydia também podem aparecer às vezes como “em processamento”. Sabe mais sobre pagamentos pendentes com cartão.

Transação Validada:

Quando envias ou recebes dinheiro de um utilizador Lydia ou quando pagas com um dos meios de pagamento Lydia (cartão, transferência bancária), as transações são imediatas. Geralmente não há tempo de processamento: elas são validadas automaticamente. Assim, as transações aparecem a cinzento escuro, como na imagem.

As transferências efetuadas da conta Lydia para uma conta bancária são efetuadas em até 3 dias úteis.

Alterar a exibição do Histórico de transações📱

Ocultar transações

Por defeito, todas as transações serão exibidas no histórico agregado. Podes optar por não visualizar as transações de uma conta específica. Para isso, precisas de:

  1. Abrir a conta desejada
  2. Carregar no ícone ⚙️ (Definições) 
  3. Escolher ‘Visualizar todas as transações’

Personaliza as tuas definições

Por defeito, o nome do destinatário é exibido primeiro, seguido pelo motivo. Podes optar por inverter o display para uma melhor leitura das transações. Podes modificar isto seguindo os passos:

  1. Clica no terceiro separador, “Perfil”
  2. No canto superior direito, clica em no ícone ⚙️ 
  3. Carrega em “Preferências” e personaliza as tuas definições

Escolhe exibir as transações por semana ou por mês

Podes optar por modificar a exibição das transações no histórico, por semana ou por mês. Podes modificar-las seguindo os passos:

  1. Clica no terceiro separador, “Perfil”
  2. No canto superior direito, clica em no ícone ⚙️ 
  3. Carrega em “Preferências” e personaliza as tuas definições

Nomes das transações

Geralmente, as transações têm nomes incompreensíveis e difíceis de identificar. A Lydia, processa as tuas transações para ter uma melhor leitura:

  • O nome da transação é editado para uma identificação mais fácil (o nome original ainda está disponível);
  • O logotipo do comerciante é adicionado.

Pesquisa o histórico das transações 🔍

Quando atualizas a página de transações, aparece o botão "Pesquisar". Podes inserir uma palavra-chave (o nome de um contacto, um comerciante ou o motivo da transação). Desta forma, podes encontrar cada uma das transações associadas à palavra-chave.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)