Transferências imediatas para uma conta bancária

Atualizado 29/6/22 de Clifford Christophe

Na Lydia, a forma pré definida para efetuar transferências entre contas é a tecnologia instant payment e é totalmente gratuito para os utilizadores Lydia Blue e Lydia Black.

Para os utilizadores gratuitos da Lydia, para efetuar um pagamento imediato ao IBAN de uma conta, é-lhes oferecida a escolha de :

  • pagar uma taxa de 1 euro 
  • actualização para uma subscrição Lydia Blue ou Lydia Black para beneficiar de transferências imediatas e gratuitas
  • optar por uma transferência padrão que será feita no prazo de 3 dias úteis

Além disso, pode ser aplicada uma taxa adicional de 1,5% se excederem os limites da subscrição.

Em que condições uma transferência feita da conta Lydia pode ser imediata?

Apenas precisas de ter o teu perfil verificado para usufruires automaticamente desta funcionalidade. Se estás a ler este artigo a partir do telemóvel, podes clicar aqui para verificares a tua identidade. 

Em certos casos ou sob certas condições, as transferências bancárias podem ser efetuadas de forma convencional (o montante transferido só fica disponível dentro de 2 a 3 dias úteis). Conhece aqui as condições:

  • Se o banco receptor não for compatível com a tecnologia de instant payment. Para saber mais, podes consultar o site do banco em questão ou entrar em contacto com o banco;
  • Se o tipo de conta do destinatário não for compatível com a tecnologia de instant payment. Este pode ser o caso, em particular, de contas que não são contas correntes;
  • Se a plataforma interbancária de processamento de fluxos de pagamentos imediatos, na qual se baseia a tecnologia de instant payment, estiver temporariamente fora de serviço ou em manutenção;
  • Se o perfil de risco do utilizador Lydia ao iniciar a transferência for considerado muito alto pelos nossos serviços encarregados da segurança da transação.
  • Se o utilizador gratuito da Lydia não quiser pagar uma taxa de 1 euro ou mudar para uma subscrição Lydia Blue ou Lydia Black no momento do pedido de transferência imediata.

Como obtenho a confirmação do processamento imediato de uma transferência?

Para saber se uma transferência foi imediata, basta consultar o e-mail de confirmação enviado pela Lydia (desde que não tenhas desativado os e-mails de transação). No e-mail, estará especificado o tempo esperado para o crédito da conta do destinatário e, portanto, se a transferência é imediata ou se é padrão.

Se tiveres as notificações push ativas, receberás também uma notificação.

Se a conta destinatária for uma conta bancária em teu nome, podes simplesmente consultar o teu histórico de transações atualizado ou o saldo da conta.

Alguns bancos não atualizam continuamente o histórico de transações ou o saldo da conta. Uma transferência imediata- creditada com sucesso - pode não aparecer no histórico imediatamente.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)