Pagamentos entre particulares

Atualizado 3/12/21 de Felix Lepoutre

A aplicação Lydia permite enviar dinheiro para pessoas físicas gratuitamente. O dinheiro é recebido imediatamente pelo destinatário.

Quem recebe o dinheiro, pode transferi-lo para a sua conta bancária ou gastá-lo imediatamente onde quiser (loja ou compras online, usando os métodos de pagamento Lydia).

Porque usar Lydia para enviar dinheiro? 

Existem muitas situações em que gostaríamos de enviar dinheiro sem demora, tais como:

  • Reembolsar um amigo por uma bebida ou jantar;
  • Pagar algo;
  • Enviar ou receber mesada
  • Ou até mesmo enviar dinheiro para um Money Pot de angariação de dinheiro para um presente. 

Com a Lydia, não precisas mais de inserir dados bancários, assinar cheques ou ir ao multibanco levantar dinheiro: na aplicação Lydia, podes enviar dinheiro para uma pessoa através do número de telefone. É totalmente gratuito e seguro.

Envia dinheiro com a Lydia 💸

Para enviares dinheiro através da aplicação Lydia, só precisas de seguir estes passos:

  1. Abre a aplicação Lydia
  2. Clica no botão "Pagar";
  3. Digita o teu código de segurança de quatro dígitos ou usa um método de autenticação biométrica para validar o envio de dinheiro;
  4. Seleciona o destinatário dos teus contactos ou insere manualmente os detalhes de contacto (um número de telefone);
  5. Escolhe a forma de pagamento para o envio de dinheiro e adiciona uma mensagem (opcional);
  6. Confirma o envio.

O método de pagamento escolhido é então debitado. É enviada uma mensagem ao destinatário para informá-lo da transferência.

Se o saldo da tua conta Lydia for insuficiente, retiraremos o valor diretamente do cartão bancário registado na aplicação. A transação aparecerá no teu extrato bancário dentro de 2 a 3 dias úteis.

👍 Para evitar atrasos, é possível gastar o dinheiro recebido na Lydia sem ter que transferi-lo primeiro para uma conta bancária. Com a Lydia, é possível pagar num estabelecimento, online ou levantar dinheiro no multibanco.  Para saber mais, clica aqui.

Uma dica para enviar dinheiro para outro utilizador em menos passos: Mantém o dedo pressionado numa das tuas contas, e os teus destinatários mais ativos serão exibidos na parte inferior da página; depois basta arrastar e soltar para o destinatário escolhido.

Enviar dinheiro para quem não tem Lydia 💳

É possível enviar dinheiro a quem não tem Lydia. Para isso, enviamos o montante a esse contacto, como descrito acima. Esta pessoa recebe um link por SMS ou e-mail, onde terá que inserir o seu IBAN para que a transferência seja efetuada.

É aqui para onde vai o dinheiro recebido  😇

Se o destinatário usar Lydia…

O valor é imediatamente creditado na conta Lydia. Podes então usá-lo como achares melhor e pagares onde quiseres.

Se o destinatário não usar Lydia…

Pode então clicar no link recebido via SMS (ou no email) para abrir uma página segura onde é possível solicitar a transferência do valor para a conta bancária.

Limites ⚡

O envio de dinheiro está sujeito a certos limites de uso. Aqui estão os valores máximos que podem ser enviados.

Além disso, o serviço de pagamentos da Lydia não pode ser usado para comprar ou vender bens ou serviços a um profissional, bem como no contexto de certas atividades proibidas. Para saber mais, lê o artigo 13 das Condições Gerais de Uso da Lydia.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)