Atualizado 6/4/22 de Clifford Christophe

Se perdeste o teu cartão Lydia ou achas que foi roubado, segue as etapas abaixo para bloqueá-lo ou cancelá-lo e protegeres o teu dinheiro.

📱 Se ainda tiveres acesso à tua conta Lydia

Como primeiro passo, é recomendável bloquear o cartão o mais rápido possível para impedir a sua utilização. O bloqueio do cartão é gratuito, reversível e ilimitado.

Se por acaso encontrares o teu cartão Lydia, basta desbloqueá-lo para começar a usá-lo novamente.

Se o cartão for perdido ou roubado permanentemente

Em caso de roubo ou perda permanente do cartão, deve ser contestado. Esta ação é irreversível.

Para fazer isso, segue os seguintes passos na aplicação Lydia:

  1. Clica no segundo separador, ‘Cartões’
  2. Seleciona o cartão perdido ou roubado;
  3. Põe o teu código de segurança de 4 dígitos;
  4. No ecrã, faz scroll para baixo e clica em "Destruir este cartão".

O cartão é então bloqueado permanentemente e desaparece da aplicação.

⛔ Se não tiveres acesso à conta Lydia

Na impossibilidade de acesso à conta Lydia, poderás solicitar o bloqueio do cartão entrando em contacto com a equipa de suporte da Lydia por e-mail em support@lydia-app.com.

Se o telemóvel anexado à conta Lydia também foi perdido ou roubado, podes especificar se desejas bloquear a tua conta temporariamente.

📨 Substituição do cartão

A substituição de cartões perdidos não é suportada pela Lydia. Podes solicitar um novo cartão diretamente a partir da aplicação.

Em caso de roubo, uma cópia da reclamação pode ser solicitada pela Lydia.

💳 Gastos fraudulentos com um cartão Lydia roubado

Se o cartão acabou de ser roubado, a Lydia aconselha a bloqueá-lo o mais rápido possível. A velocidade de reação depende do nível de reembolso a que terás direito em caso de gasto fraudulento.

Despesas fraudulentas feitas antes do cartão ser bloqueado

As operações fraudulentas realizadas com um cartão furtado antes do bloqueio do utilizador são da tua responsabilidade, até ao limite de 50€. Para além dos 50€ de fraude, a Lydia terá que abrir uma investigação para apurar as responsabilidades. No final desta investigação, que pode levar várias semanas, a Lydia determinará se o reembolso das perdas é possível ou não. Certos documentos e comprovativos podem ser solicitados ao utilizador.

Gastos fraudulentos após bloqueio do cartão

Se o autor de fraude conseguiu fazer despesas fraudulentas com um cartão apesar de estar cancelado (compras sem necessidade de autorização de pagamento, por exemplo), serás reembolsado integralmente pelas despesas feitas pelo autor da fraude.

Esclarecemos as tuas dúvidas?


Powered by HelpDocs (opens in a new tab)